O corpo fala – e não apenas com palavras ou gestos.
Histórias são contadas nas linhas que desenham o rosto; nos contornos do tronco, pernas e braços; em relevos que revelam os caminhos percorridos todos os dias.
Unhas quebradiças denunciam a falta de vitaminas, cabelos que se desprendem aos montes declaram disfunções hormonais, celulites expõem o conjunto de escolhas equivocadas – do açúcar em excesso à falta de sono, conduzida pela rotina desregrada que não privilegia o descanso reparador.
As ondulações na pele que causam incômodo e desconforto são as mesmas que acendem o alerta: não existe um tratamento único eficiente contra o sintoma estético de um desequilíbrio generalizado.
“A celulite é reflexo da inflamação pela falta de energia do nosso interno de corpo. E essa falta de energia vem por uma má qualidade do sono, por um desequilíbrio da microbiota intestinal, por uma deficiência de vitaminas, minerais, parte hormonal metabólica, por uma desidratação”, pontua a nutricionista especialista em emagrecimento, Gabriela Ghedini.
Unanimidade
Presente em cerca de 95% das mulheres, a celulite tem relação direta com o estilo de vida.
É nos elementos que compõem a rotina que se camuflam os sabotadores que conduzem a prejuízos mentais e físicos.
“Essa falta de energia gera um estresse gigantesco dentro do nosso corpo. Você deixa de viver para sobreviver e é isso que vai estressando seu corpo, aumentando os níveis de cortisol, inflamando o seu corpo internamente. É como se ele estivesse corroendo você pela falta de energia, até que chega na pele, com a inflamação que causa a celulite e a flacidez”, detalha a especialista.
Entre os fatores elencados como decisivos numa rotina cheia de energia está a alimentação, que também pode ter papel ativo no processo inflamatório.
Destaque na lista, o inimigo número 1 para uma pele lisa é o açúcar – e isso vale tanto para a celulite quanto para a flacidez.
“Quando a gente pensa em celulite e entende que a flacidez agrava ainda mais o grau dessa celulite, a gente entende que precisa manter a matriz celular da pele. Quais os fatores que degradam essa matriz celular que é composta de colágeno e elastina e outros componentes? O açúcar é um dos principais!”, aponta a nutricionista Alessandra Feltre.
E é preciso olhar para a presença do açúcar na alimentação como um todo – do acordar à hora de dormir.
Escolhas saudáveis
O protagonismo dos alimentos in natura deve começar logo pela manhã.
Isso porque a forma como você começa o dia determina a maneira como irá terminá-lo.
A dica, nesse caso, é incluir no café da manhã – pelo menos – uma fonte de carboidrato e uma de proteína, independentemente da origem.
“Quando eu falo carboidrato de manhã, uma fruta ou um cereal já atende muito bem. E é perfeita associada a uma fonte proteica que pode ser tanto o ovo como um iogurte quanto uma proteína vegetal também”, especifica Gabriela.
Olhar global
Paralelamente aos ajustes fáceis de identificar, avaliar a realidade do paciente faz parte do processo para mapear possíveis deficiências nutricionais.
“Com os exames de sangue, eu traço o nível de energia vindo do ferro, vitamina D, B12, zinco, magnésio. Tudo isso influencia diretamente a energia e reflete na pele, no processo inflamatório, nos níveis hormonais e metabólicos”, explica.
O reencontro com o equilíbrio passa pela ingestão adequada de água.
Simples e eficiente, se hidratar adequadamente está no ranking de medidas para melhorar a qualidade de vida – e da pele!
Uma lista que engloba o sono de qualidade, o controle do nível de estresse e o domínio do fator emocional psicológico.
E, durante o processo de adaptação ao novo estilo de vida, Gabriela Ghedini elenca a característica que considera crucial: paciência!
“O mais importante é o paciente ter muita calma e paciência, porque tudo isso faz parte de um processo de mudança”, finaliza.
Bom lembrar
A celulite é uma manifestação física do desequilíbrio do organismo.
Resultado de um conjunto de fatores, as ondulações na pele podem sinalizar desidratação, excesso de açúcar, falta de sono de qualidade e até estresse.
Restabelecer o equilíbrio da rotina é fundamental para reduzir as celulites.
Medidas simples como beber mais água, diminuir o consumo de açúcar, dormir de sete a oito horas diárias e investir em relações de qualidade surtem efeitos comprovados.
Por isso, vale frisar que não existe um tratamento único contra a celulite – única mesmo é a característica que deve ser presente ao longo de todo o processo: a paciência para persistir nas escolhas corretas diariamente.